sábado, 27 de março de 2010

Prazer. Eu sou Fulano, advogado e heterossexual




Todos nós estamos sujeitos a sermos vistos, não pelo que somos realmente, mas por nossa identidade social. Nossa profissão, religião, poder econômico, dentre tantas outras características, formam essa tão polêmica identidade social.

Nos apresentamos, e a princípio citamos a nossa tarefa na sociedade. Uns são mais valorizados, outros menos. Mas qualquer que seja a posição da pessoa na sociedade, a orientação sexual deve estar em segundo plano.

Mas não é isso que vemos por aí. Não é difícil ver um gay ser apresentado, e ter sua orientação sexual citada nessa ‘lista’ de características sociais. As pessoas fazem questão de deixar claro que Ciclano é gay, que Beltrana é lésbica. Por quê? Se a orientação sexual nada influi na capacidade, no desempenho, ou na responsabilidade enquanto cidadão.

Também é muito comum encontrar quem se diga “sem preconceito” , não por uma característica inata, mas sim, como um slogan social. “Eu tenho um amigo, gay, e o amo!” . Não basta dizer : “Eu tenho uma amigo que amo muito!”? A tarja de gay tem que estar estampada? Sair do armário não significa estampar na cara “Eu sou gay”, e ter essa característica como a sua principal.

Vejam, o título desse texto mostra uma situação inusitada. Mas trocando a palavra heterossexual por homossexual, essa situação se repete muito no dia-a-dia. E é aí que eu quero chamar atenção. Vamos nos apresentar socialmente, não intimamente. OK?

Prazer, eu sou Kauann Natividade. Universitário, blogueiro e... cidadão!

3 comentários:

  1. Rs... Não SOU o que faço, o que como, o que visto, o que escuto, e tão pouco sou minha sexualidade... eu sou EU... tudo que faço, como, bebo, visto faz parte de mim... serve como "roupagem" para transmitir o que sinto e o que penso... Mas como o próprio nome diz - roupagem - não é o que sou.
    (Divagando um pouco agora) Sou a essência: o que não é palpável, mensurável, visível ... mas, perceptível!

    Ótimo post!!! parabéns

    Só para não deixar de ser chato... wowowwow... Caro Kauann... você não É universitário, blogueiro... Você ESTÁ universitário e blogueiro... afinal, se você aceita a premissa de ser... quando se formar ou cancelar o seu blogue deixará de ser ou seja existir????

    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler o comentário acima desisti rs...

    Ele disse tudo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo ponto de vista.... PARABÉNS KAUAN... melhorou muito seus textos....Gostei não só do texto mas também do seu encerramento.

    Abraços

    ResponderExcluir